Melhores cores para uniformes: não erre na escolha
As cores para uniformes da sua empresa podem, muitas vezes, determinar a consolidação da sua marca no mercado e no imaginário dos clientes.
Além de estar em sintonia com a identidade do seu negócio, a cor deve estar de acordo com a atividade exercida por seus colaboradores.
A variedade de cores para uniformes é muito vasta, por isso essa escolha pode ser uma missão fascinante, mas também cheia de indecisões.
Baseado na psicologia das cores, preparamos este artigo para que você entenda a importância e emoção que cada cor pode gerar no seu negócio. Boa leitura!
Quais as melhores cores para uniformes?
Se você possui um empreendimento, você já deve conhecer as vantagens de implementar o uso de uniformes, não é?
Além de tornar o dia a dia do colaborador mais prático, o uniforme melhora a imagem da empresa, aumentando a credibilidade do cliente sobre sua marca.
Porém, na hora de decidir pelo uniforme algumas dúvidas podem surgir, como o modelo, tipo de tecido, fornecedor de confiança e qualidade, e a mais comum de todas: a escolha da cor.
Das cores para uniformes mais utilizadas, a primeira é a branca.
Isso porque, nessa cor, é mais fácil adicionar os elementos de uma marca em roupas profissionais neutras.
Além disso, o branco se adequa às mais variadas necessidades, desde escritórios mais tradicionais até restaurantes modernos.
Mas, se você quer sair do básico e inovar seu negócio com outros tons, é preciso levar em conta alguns aspectos, que trouxemos no tópico abaixo.
- Confira também nosso Infográfico de Tecidos na hora de escolher o uniforme!
O que levar em conta na hora de escolher as cores para uniformes?
Antes de escolher as cores para uniformes é necessário levar em conta alguns aspectos. Afinal, elas devem representar sua empresa e combinar com a logo, além de relacionar com as atividades exercidas pelos colaboradores.
Pensando nisso, nós da Serfer separamos 3 aspectos abaixo:
1- Logo da sua empresa
Uma coisa é certa, a sua logo precisa ser o principal destaque do uniforme. Por isso, é importante escolher tonalidades que ajudem nessa missão.
Por exemplo, se sua logo é azul, ela ficará despercebida em uma camisa da mesma cor.
Nesses casos, é recomendável optar por cores mais neutras e adicionar alguns detalhes em azul para deixar as peças mais personalizadas.
2- Tipo de atividade da sua empresa
A função que seus colaboradores exercem também deve ser levada em consideração.
Isso porque, por exemplo, em atividades operacionais, como limpeza e construção, os riscos de sujar uniformes claros são cada vez maiores.
Então, ao confeccionar os uniformes opte por cores mais escuras e sempre dentro dos padrões de EPI se sua empresa trabalha com construções ou mecânica, por exemplo.
Mas se seu negócio é na área da saúde ou em escritórios de advocacia, você pode escolher cores mais claras e com detalhes de outros tons.
3- Tecido utilizado
Na confecção dos uniformes, tecidos 100% de algodão, por exemplo, desbotam com mais facilidade.
Por isso, cores escuras com este material tendem a ter uma durabilidade menor.
Portanto, a melhor solução é escolher tecidos que misturam poliéster e algodão, como camisas de malha, que aumentarão a vida útil dos uniformes.
Cores para uniformes: imagem da marca
As cores para uniformes são capazes e precisam mandar a mensagem que sua empresa quer transmitir ao seu público e no mercado.
E a psicologia estuda essa área, que é chamada de psicologia das cores.
Na hora de escolher as cores para uniformes de trabalho ou estudo, você pode usar dessa ferramenta para consolidar a imagem da sua marca.
Separamos a seguir um pequeno guia das principais cores e seus significados, que podem ser utilizadas em uniformes, seguindo essa psicologia.
- Amarelo = otimismo, clareza e calor.
Se seu objetivo é chamar atenção mesmo no meio da multidão, opte pela cor amarela em seu uniforme.
Nas empresas essa cor, geralmente, é usada por funcionários que transitam em áreas que exigem estado de alerta.
E o amarelo representa esse estado, uma vez que também é encontrado nas placas e sinalizações de trânsito.
Essa cor também remete ao Sol e a produtos que tenham a ver com calor e verão.
Por isso, marcas que querem despertar uma empatia, optam pelo amarelo.
Exemplos de grandes marcas que utilizam do amarelo: Skol, Subway, Mc Donalds e Ferrari.
- Laranja = jovialidade, alegria e conformação;
O laranja também é sinônimo de comunicação com adolescentes e jovens.
Se o amarelo traz a mensagem do alerta, o laranja traz o senso de urgência e modernidade.
Essa cor emite a mensagem de ação, excitação e competição.
Produtos infantis, por exemplo, usam muito o laranja para entreter e gerar empatia com o público.
Sendo assim, o laranja é uma cor ideal para uniformes de empresas que trabalham com comunicação e interação com o público, como é o caso de restaurantes.
Exemplos de grandes marcas que utilizam do laranja: Fanta, Gol, Itaú, Amazon, TNT e Mastercard.
- Vermelho = coragem, excitação e paixão;
O vermelho é uma cor quente, que muitas vezes remete ao aumento da sensação de fome.
Por isso é adotado em diversos estabelecimentos do ramo alimentício.
Por outro lado, essa cor poderosa transmite paixão, excitação e também o imediatismo.
Para usar o vermelho no uniforme, sua empresa precisa trabalhar muito com confiança.
Exemplo de grandes marcas que utilizam do vermelho: Coca-Cola, Toyota, Motorola, Outback, YouTube e Netflix.
- Azul = sabedoria, segurança e força;
O azul é uma das cores mais utilizadas no marketing.
Essa cor representa a confiança, serenidade e calma. E de acordo com suas variações, desperta sensações de paz, tranquilidade e segurança.
O azul é o ideal de cores para uniformes de instituições financeiras, professores, indústrias de informática e clínicas de saúde.
Exemplo de grandes marcas que utilizam do azul: Facebook, Dell, HP e Oral B.
- Branco = equilíbrio, calma, limpeza, neutro;
O branco é a cor mais utilizada em uniformes, principalmente quando a padronização das roupas é feita por meio de camisetas.
Essa cor que remete também à segurança e tradicionalismo, se adequa a qualquer necessidade e público específico.
Porém, o branco também é ideal para profissionais que não precisam e não querem chamar muita atenção, como os profissionais da saúde.
Para esses profissionais a cor remete ao equilíbrio, calma e limpeza.
- Preto = sofisticação, poder e mistério.
A cor tem um “up de sensações” do roxo e vermelho, resultando em sofisticação e elegância, mas também, em mistério e intimidação.
É bastante usado por equipes de staff de grandes espetáculos e equipes de restaurantes, por exemplo.
Essa cor faz com que os profissionais transmitam autoridade, segurança e elegância.
Também é ideal para uniformes de garçons e recepcionistas dessas áreas.
Psicologia das Cores
Segundo a psicologia, as cores despertam sentimentos nas pessoas e podem fazer parte do processo de tomada de decisão.
Como vimos no guia anterior, cada tonalidade tem suas características específicas, que transmitem determinadas emoções.
Existem muitas opções de cores para uniforme, mas é preciso entender os objetivos e particularidades do seu negócio para escolher a cor certa.
Dessa forma, além de reforçar a identidade da sua marca, as roupas profissionais também irão despertar os sentimentos certos nos clientes.
Gostou das dicas? Clique no link abaixo para baixar nosso infográfico gratuito da psicologia das cores!
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