Motivação no trabalho: 5 dicas para manter uma equipe sempre motivada
A motivação no trabalho está atrelada à produtividade da empresa. Isso porque funcionários satisfeitos, motivados e integrados à equipe cumprem os objetivos com agilidade e eficiência. Então, veja agora 5 dicas para manter a equipe motivada.
Dicas para manter a motivação no trabalho
1- Metas e métricas
Ter objetivos ousados, mas realistas, e formas de medir o progresso da equipe é um meio animador de lidar com o trabalho. Ao propor desafios e deixar os profissionais alinhados com a necessidade e os benefícios desses objetivos, toda a equipe trabalha em um esforço conjunto para bater as metas. Mas, para isso é importante ter forma de quantificar os esforços e progressos feitos. Nesse sentido por meio de métricas bem definidas. Quanto maior o progresso, maior a animação da equipe.
2- Comemore os sucessos
Quando os objetivos são cumpridos é preciso comemorar os sucessos. Essa é uma forma de valorização de esforços e potencialidades da equipe. Uma festinha depois do expediente e bonificações são maneiras de comemorar. Além disso, ajudam a promover um ambiente de trabalho acolhedor. E ainda estimulam o contato e trabalho em equipe.
Leia também: 5 dicas para manter sua equipe de trabalho unida
3- Reconheça os esforços e um bom trabalho
Demonstrar que cada membro da equipe é importante e único e reconhecer os esforços e potencialidades de cada um é uma maneira de motivar e valorizar seus profissionais.
Nesse sentido, é importante propor atividades e até mesmo bonificações de acordo com o perfil de cada profissional. Assim, é possível potencializar o que cada um tem de melhor. Dessa forma, evita-se frustrações e se tem o maior ganho possível para a empresa como um todo.
4- Tenha uma comunicação transparente
Fazer parte de algo e ter a sensação de pertencimento acontece por meio do entendimento dos valores e ações do grupo ao qual a pessoa está inserida. Em uma organização não é diferente. Para fazer parte da equipe o colaborador precisa sentir que faz parte do time. Além disso, precisa entender os passos que vêm sendo construídos pela organização. Dessa forma, ter uma comunicação transparente impacta também na produtividade e na clareza das opções que cada colaborador tem para explorar dentro de seu setor.
5- Seja uma liderança presente
Ter um gestor que trabalha lado a lado, propondo soluções e contribuindo com o trabalho em equipe, faz toda a diferença na relação do colaborador com a empresa. Um líder presente e acessível ouve as pessoas e é capaz de identificar pequenas insatisfações e buscar soluções para tornar o ambiente agradável para a rotina de sua equipe. Além disso, o grupo se sente mais confiante para sinalizar quando algo não vai bem no dia-a-dia da empresa.
Leia também: Marketing pessoal e uniforme profissional, entenda a relação.
Formas de avaliar a motivação no trabalho
Para saber como anda a motivação de seus profissionais no ambiente de trabalho podem ser aplicadas algumas pesquisas, como:
Índice de produtividade
Funcionários desmotivados tem uma produtividade menor. Por isso, investigar como anda o trabalho é um indicativo de que é preciso melhorar o ambiente de trabalho para fazer o profissional se sentir valorizado e motivado.
Net Promoter Score
Com a pesquisa direta e simples de NPS é possível medir o grau de lealdade e motivação de seus funcionários. Mas atenção, para que seja efetiva é preciso manter a as respostas da pesquisa em anonimato para que todos sintam-se à vontade para respondê-la com sinceridade.
Pesquisa de clima organizacional e satisfação dos funcionários
Ao menos uma vez por ano é preciso checar como anda o clima da empresa. Aqui, no blog da Serfer, indústria de uniformes, já falamos sobre a importância da pesquisa de satisfação de funcionários. Saiba mais lendo esse nosso artigo!