A evolução dos uniformes: do tradicional ao tecido tecnológico
Do tecido tradicional aos tecidos tecnológicos, você sabe como ocorreu a evolução dos uniformes? É sobre isso que iremos falar neste blog, destacando a transformação das vestimentas corporativas, partindo do mais simples para o mais avançado.
Boa leitura!
Evolução dos uniformes
Primeiramente, vale pontuar que a história dos uniformes remonta ao século XV (15), surgindo como padrões durante guerras para evitar confusões entre soldados. Desde então, eles se tornaram essenciais, identificando grupos em diversas áreas, como corporações, times e exércitos.
O século XIX (19) trouxe a popularização dos ternos, definindo uma tendência elegante em ambientes corporativos.
Assim, a adaptação constante à moda e às mudanças sociais moldou uniformes que transcenderam sua função original.
Leia mais: Uniformes Fitness: O que são? Quem deve adotar o estilo?
A Primeira Guerra Mundial acelerou a disseminação global dos uniformes, refletindo as transformações sociais e a entrada das mulheres no mercado de trabalho.
Hoje, os uniformes são mais do que simples vestimentas, são ferramentas de marketing que refletem a identidade de uma organização e geram desejo no consumidor. Saiba mais sobre ao longo do blog.
Desenvolvimento de tecidos dos uniformes
No início do desenvolvimento dos uniformes, eles eram produzidos de forma artesanal, confeccionados principalmente com tecidos naturais, como algodão e lã. A durabilidade e a ‘respirabilidade’ desses materiais eram características essenciais.
Com a chegada da Revolução Industrial, máquinas e processos de produção revolucionários permitiram a fabricação em larga escala de tecidos, tornando os uniformes mais acessíveis. Com isso, houve a introdução do algodão misturado com fibras sintéticas, trazendo não apenas durabilidade, mas também facilidade de manutenção.
Leia mais: Quais os melhores tecidos que não amassam para uniforme?
Fibras Sintéticas
O século XX testemunhou a ascensão das fibras sintéticas, como o poliéster e nylon. Dessa forma, esses materiais ofereciam resistência ao desgaste, secagem rápida e versatilidade em diferentes ambientes, transformando a funcionalidade dos uniformes.
Assim, com avanços na pesquisa têxtil, surgiram tecidos tecnológicos, mais técnicos, atendendo a necessidades específicas. Materiais repelentes de água, retardadores de chama e antimicrobianos foram incorporados em uniformes, elevando sua eficiência em diversos setores.
Tecidos tecnológicos
Do mesmo modo, tecidos inteligentes ganham destaque, adaptando-se a diferentes condições. Sensores embutidos, tecidos reguladores de temperatura e outras inovações tecnológicas agora desempenham um papel crucial na modernização dos uniformes.
Tecidos tecnológicos representam a fusão de criatividade e funcionalidade, oferecendo uma variedade de benefícios para o usuário moderno.
Outra categoria notável são os tecidos antimicrobianos, desenvolvidos para inibir o crescimento de microorganismos. Logo, este tipo de tecido oferece benefícios que vão desde a redução de odores até a prevenção de doenças de pele, aumentando também a durabilidade das peças.
Outras categorias de tecidos tecnológicos incluem os com proteção UV para prevenir danos causados pelo sol, tecidos terapêuticos infundidos com materiais promotores de saúde, e tecidos sustentáveis que apoiam a responsabilidade ambiental.
Os tecidos repelentes de água são tratados com substâncias hidrofóbicas para repelir a água, proporcionando manutenção da secura, proteção contra a chuva e resistência a manchas.
A microfibra, por sua vez, é composta por fibras finas, proporcionando suavidade e leveza. Esses tecidos oferecem benefícios como conforto excepcional, secagem rápida e resistência ao enrugamento.
Os tecidos reguladores de umidade são projetados para absorver e liberar umidade, mantendo o corpo confortável. Os benefícios incluem controle da transpiração, prevenção de superaquecimento e uma sensação geral de frescor.
Estes avanços na tecnologia têxtil não só elevam o conforto e a praticidade dos tecidos que vestimos, mas também abrem novas possibilidades em termos de funcionalidade e estilo.
Impacto da moda nos uniformes profissionais
Conheça o tecido ecológico Serfer
A Serfer sabe da importância da responsabilidade social. Por isso, buscamos criar impactos positivos através da utilização de matéria-prima ecológica proveniente da Pet Reciclada.
A partir do processo de reciclagem de embalagens PET, associamos as fibras de poliéster com fibras de algodão e o resultado são produtos que aliam conforto, durabilidade e resistência, reforçando a necessidade da consciência ecológica e a responsabilidade ambiental.
Ao adquirir uniforme produzido com os tecidos mistos fabricados com fibra de PET reciclado, sua empresa contribui diretamente para a preservação do meio-ambiente.
Além disso, nossa empresa também conta com certificado ecológico e utiliza como valores a pesquisa e aplicação de novas tendências, a utilização de tecnologia de ponta, a qualidade dos materiais e equipamentos em todo processo operacional e atendimento completo e ágil.
Tecidos tecnológicos: Compre uniformes para a sua equipe com a Serfer!
Na Serfer trabalhamos com materiais de altíssima qualidade há mais de 26 anos, contando com diversos uniformes, em diferentes modelos e cores, para todas as áreas, com opções de personalização para transmitir a “cara” da sua empresa.
Desse modo, com uniformes seguros, elegantes e de qualidade, proporcionamos um ambiente de trabalho melhor e mais moderno para seus colaboradores e seus clientes, além de ajudar a reforçar a segurança e importância dos uniformes para sua empresa.
Entre em contato com um de nossos atendentes e faça um orçamento agora!
- Uniformes Profissionais vs. Uniformes Casuais: Qual a melhor escolha?
- Uniformes Profissionais: Como eles impactam a imagem da Sua Marca
- Qual é a importância dos Uniformes Operacionais na Segurança?
SIGA A SERFER TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS