Uniforme médico: importância e modelos disponíveis
O uniforme médico é o tipo de peça indispensável, seja em hospitais e emergências ou em clínicas particulares. Desde o século XIX o emblemático jaleco branco foi instituído como o padrão desse segmento, isso porque é uma cor que permite a fácil identificação de secreções, sangue e outras substâncias que poderiam contaminar outros pacientes e até os próprios profissionais.
Confira agora a sua importância, cuidados necessários para a sua eficácia e quais são os modelos disponíveis no mercado.
Importância do uniforme médico
O uniforme médico, mais do que com a aparência, tem a função primeira de garantir proteção e assepsia necessária para essa profissão. Como já foi falado no artigo sobre uniforme hospitalar e sua correta higienização, de acordo com a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, estão presentes nos uniformes médicos e de outros profissionais de hospitais entre 106 e 108 bactérias por 100cm2 de tecido.
Isso significa que seu uso é essencial para a proteção do próprio médico, a medida que a roupa evita o contato direto do profissional com o que poderia ser prejudicial a sua saúde. Além disso, a correta utilização e higienização é uma medida preventiva contra a propagação de vírus, bactérias e doenças e contaminação de pacientes por agentes externos.
Por isso, os uniformes devem ser usados apenas nas dependências do hospital, transportados com cautela e muito bem higienizado.
Uniforme hospitalar em tempos de coronavírus
Nos hospitais de campanha, voltados para o atendimento exclusivo de pacientes, os profissionais da saúde devem trocar o jaleco, capote ou avental a cada saída da área do paciente. Fazendo o correto descarte, quando for o caso, ou mandar imediatamente o item para o setor responsável de higienização, tendo em vista que os equipamentos precisam ser lavados a cada uso.
Além desse item, os profissionais precisam estar equipados com:
- protetor ocular ou protetor de face;
- luvas;
- máscara N95/PFF2 (ou outras máscaras com eficácia mínima na filtração de 95% de partículas de até 0,3µ tipo N99, N100 ou PFF3), sempre que realizar procedimentos geradores de aerossóis. Para realização de outros procedimentos, avaliar a disponibilidade da N95 ou equivalente no serviço. Não havendo disponibilidade, é obrigatório o uso da máscara cirúrgica.
Fonte: Associação Médica Brasileira
Modelos Serfer de uniforme médico
Com mais de 20 anos de existência, a Serfer conta com uma vasta linha de uniformes. Os seus principais itens para uso hospitalar são:
O Conjunto Med é feito em poliéster e algodão, assim é fácil de higienizar, conta com um baixo índice de amarrotamento e ainda proporciona o conforto necessário para os profissionais da área de saúde desenvolverem suas atividades.
A calça com cós em elástico e o jaleco com abotoadura na parte frontal facilitam o seu uso. Além disso, conta com bolsos na parte da frente, tornando mais prática a rotina profissional.
O conjunto é ecologicamente correto, feito com matéria-prima proveniente de PET reciclada e ainda conta com proteção UV.
O Jaleco Med é feito em poliéster para garantir que não amarrote e que tenha uma secagem rápida. É resistente à rugas e tem alta durabilidade. O modelo conta com múltiplos botões na parte da frente, que garante a proteção completa para quem o veste. Ainda possui bolsos em sua parte da frente, o que facilita a rotina das profissionais, já que garante muita praticidade.
Uniforme médico na Indústria Serfer
Conheça a linha completa de uniforme médico e hospitalar da Indústria de Uniformes Serfer e faça já seu orçamento. Tradição, qualidade e segurança você encontra na Indústria 100% brasileira que uniformiza diversas marcas pelo Brasil.