Uso do uniforme no trabalho: obrigatoriedade e regras
Uma dúvida bastante recorrente é sobre a obrigatoriedade do uso do uniforme no ambiente de trabalho. Afinal, muitas vezes essa escolha acaba sendo dos empregadores. Mas quais são as regras para a utilização dos uniformes?
Confira neste artigo as principais considerações sobre o assunto para você ficar por dentro desse tópico!
Obrigatoriedade do uso do uniforme no ambiente de trabalho
De fato, o uso do uniforme no ambiente de trabalho é uma prática adotada por várias empresas.
Segundo o Artigo 166 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), “a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados”.
Nesse sentido, caso a empresa opte pelo uso do uniforme no ambiente de trabalho, a disponibilização das peças estão sob responsabilidade do próprio empregador, como previsto no Precedente Normativo TST nº 115 – Uniformes.
Além disso, todos os uniformes devem ser fornecidos em quantidade razoável.
Veja mais em: Uso obrigatório de uniforme: quais as responsabilidades dos empregadores e empregados?
Regras para o uso do uniforme no ambiente de trabalho
Sem dúvida, o uso do uniforme no ambiente de trabalho também exige algumas regras para que a vestimenta seja aproveitada da melhor forma possível.
Acompanhe a seguir cada uma delas!
Conservação
O uso do uniforme no ambiente de trabalho requer a atenção não só do empregador, como principalmente do funcionário quanto ao cuidado com as peças.
Sendo assim, uma alternativa viável por parte da empresa é formalizar um acordo com o empregado para que zele pela boa conservação e guarda das vestimentas.
Substituição
Uma vez que não existe uma determinação legal no que diz respeito ao período de tempo em que as peças precisam ser trocadas, cabe à empresa decidir essa questão.
Por isso, essa substituição acaba levando em conta o bom senso dos empregadores.
Dessa forma, vale lembrar que o uniforme personalizado é uma das maneiras de representar a marca.
Logo, prezar pela sua ótima aparência é muito importante.
Lavagem
Quando a questão é referente à lavagem do uniforme de trabalho, geralmente, essa é uma responsabilidade do funcionário.
Todavia, em casos excepcionais esse compromisso de higienização dos uniformes passa a ser da empresa.
Um exemplo que podemos citar é em relação às instituições que fazem o uso de produtos nocivos ou substâncias tóxicas à saúde e ao meio ambiente.
Uso fora da empresa
Nesse tópico, fica a critério do empregador exigir que o uniforme não seja utilizado pelos funcionários fora do estabelecimento de trabalho, até mesmo dentro do horário da jornada.
Portanto, essa regra deve estar assinalada claramente no regimento da empresa ou no contrato de trabalho para que o empregado tome nota já no momento da contratação.
Modelos confortáveis e adequados
Com toda a certeza, o uso de uniforme na empresa deve garantir ao funcionário conforto e bem-estar.
Ou seja, as vestimentas devem ser adequadas às atividades realizadas, proporcionando a melhor experiência de uso.
Ademais, não é direito da empresa exigir que o colaborador utilize uniformes que o ridicularize ou o exponha negativamente.
Leia também: Qualidade e estilo você encontra na Serfer Uniformes
Uniforme de trabalho: o modelo ideal
Optar por modelos de uniformes de trabalho que ofereçam bom caimento, com tecido com baixo índice de amarrotamento e secagem rápida são alguns aspectos que facilitam a vida dos profissionais.
Além disso, a melhor alternativa é escolher o uniforme ideal para atender às exigências da sua marca.
Assim, te convidamos a acessar o material “5 dicas para escolher o uniforme ideal para o seu setor” e contar com a ajuda da consultoria da Serfer Indústria de Uniformes.
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